Conhecendo Portugal – Coimbra

Visitar esta cidade é uma emoção que espero repetir várias vezes, porque realmente tem muito para oferecer. Estar em Coimbra me trouxe recordações da infância e da adolescência, quando se aprendia sobre a sua importância, como a (1) Universidade de Coimbra, a primeira de Portugal, fundada em 1211, comparando com o Brasil que somente teve a sua em 1915. A história está presente em todos os espaços, nos departamentos, nas escolas, na biblioteca, enfim, em cada coluna pode-se ler uma parte da história da qual fazemos parte.
(2) Ainda em Coimbra fomos visitar o Penedo da Saudade, que é um parque com um mirante para a cidade e também para o Rio Mondego, a Serra do Roxo e a Serra da Lousa. No parque encontram-se placas comemorativas que relacionam importantes eventos da vida acadêmica da cidade.

(3) Visitamos a Portugal dos Pequenitos, obra do professor Bissaya Barreto de 1940, que é um parque dedicado as crianças, mas que encanta da mesma forma os adultos. Encontra-se no parque o país em formas reduzidas. Numa parte estão representadas as construções típicas de cada região, com seus pomares e suas plantações. Noutra parte encontram-se reproduzidos os monumentos dos país, inclusive uma réplica da Universidade de Coimbra. Por fim, há um espaço dedicado aos países que falam a língua portuguesa. Tive a oportunidade de assistir a um vídeo sobre o descobrimento do Brasil, acompanhado por “miúdos” que estavam aprendendo história.

Coimbra tem muito mais e certamente merecerá mais uma visita. Veja mais algumas fotos da Universidade de Coimbra, do Parque Penedo da Saudade e de Portugal dos Pequenitos, muito adorada pelos grandotes…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.