O último testemunho… END POLIO NOW!

E lá vai o Zé Caetano entre os carros vendendo as suas bandeirinhas do Brasil. É momento de copa do mundo. Muitas pessoas querendo exibir o orgulho de ser brasileiro. O Zé Caetano sorri feliz toda vez que vende um produto. Agradece. A pronúncia sai toda enrolada. Dá um passo para frente. Mais um para o lado. Dá um passo atrás, pega impulso e segue. Dá-nos a impressão que cedo ou tarde vai parar debaixo de um carro. Alguém que o observa de longe poderia dizer que está alcoolizado. Quem interaje com ele percebe que não se trata disso. Zé Caetano é um dos atingidos pela poliomielite, uma doença que ataca o sistema nervoso central deixando sequelas irreversíveis em quem a adquire. Felizmente foi erradicada do Brasil desde 1994. Ainda faltam dois países em que mais de 200 pessoas continuam contraindo esta enfermidade todos os anos.
Zé Caetano é um dos últimos atingidos no Brasil. Não foi escolha sua contrair a doença, mas é sua a escolha de ser um trabalhador. Tem no quintal da casa de sua mãe uma máquina de marceneiro para alisar a madeira que serve de haste na qual ele cola as suas bandeirinhas. Também faz outras peças de madeira, como cabides. Trabalha alguns dias produzindo. Outros dias coloca tudo em sua bicicleta triciclo que tem um cesto na garupa e vai até o centro da cidade para vendê-las. Tudo isso foi mostrado num vídeo de cinco minutos na XVI Conferência Distrital do Distrito4651 do Rotary, na cidade de Capivari de Baixo-SC. Trata-se de um testemunho impactante para aqueles que ficam se lamentando com as dificuldades de sua vida. Todos se emocionam. Creio que alguns até se envergonham. O apresentador do evento pede para que o Zé Caetano, personagem central do vídeo, levante-se. Sim, ele está presente no evento. Também eu estava emocionado. Uma estrondosa salva de palmas ecoa pelo auditório. As pessoas não param de aplaudir aquele exemplo vivo de superação. Veem nele uma força que alguns pensam não ter. Mas eles também a têm, senão não estariam envolvidos no programa END POLIO NOW, que visa erradicar a poliomielite do mundo.

As fotos foram tiradas do material disponível no youtube: 
https://www.youtube.com/watch?v=7xI5XgyUgek
A programação do evento com foco na Campanha END POLIO NOW segue. O testemunho do Zé Caetano em si foi uma benção para todos nós. O fato de ele não ter podido fazer a escolha é que não foi justo. Os dados sobre a existência da doença em outros países, fez com que me lembrasse que por mais 40, 50 ou 60 anos ainda teremos a possibilidade de outros testemunhos como aquele. Sou usuário de cadeira de rodas resultado das minhas escolhas e estava ali para falar de motivação. Saí completamente motivado pela causa abraçada pelo Rotary que vai garantir, num futuro não muito distante, que não precisemos ouvir testemunhos de pessoas que não puderam fazer as suas escolhas. Vamos ter testemunhos de algum Zé Caetano baseado nas escolhas que fez, simplesmente por que a Polio Ended.
Parabéns Rotary!
Obrigado Laerte e Ana Lúcia pela oportunidade de ter compartilhado um sábado com vocês!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *