Skip to main content


Facetas!


Somos Únicos.
Somos Múltiplos.
By Moacir Rauber

O anticurrículo

Hoje tive uma manhã especial no evento O Capital da Juventude onde assisti a apresentação do atleta de Taekwondo Nuno Costa de Portugal. De uma maneira muito simples, direta e tranquila ele expôs parte de sua rotina de treinamentos, os seus objetivos, as suas vitórias e também as suas dificuldades e derrotas. Para Nuno Costa as dificuldades serviam de motivação e as derrotas não eram derrotas, porque nessas situações é que ele mais aprendia. Usou a frase de Michael Jordan que disse, Eu perdi mais de 9000 arremessos em minha carreira. Eu perdi quase 300 jogos. Em 26 situações me foi confiada a tarefa de fazer o arremesso que definiria o jogo e eu falhei. Eu falhei muitas vezes em minha vida. É por isso que eu alcancei o sucesso! (tradução minha: I’ve missed more than 9000 shots in my career. I’ve lost almost 300 games. 26 times, I’ve been trusted to take the game winning shot and missed. I’ve failed over and over and over again in my life. And that is why I succeed!)

Depois dessa frase Nuno Costa disse que, apesar de mostrar aquilo que o levou a alcançar o título de Campeão Europeu de Taekwondo em 2010, havia pensado em focar muito mais naquilo que as pessoas não viam, como os golpes que levou, as lutas que perdeu e os seus falhanços que ficaram em segundo plano. Chamou a isso de Anticurrículo e que foi com ele que construiu seu excelente currículo.


Foi a primeira vez que ouvi a expressão Anticurrículo e ficou-me muito claro de que é a partir dele que realmente se constrói um bom currículo. Obrigado pela lição, Nuno Costa

Moacir Rauber

Moacir Rauber acredita que tem "MUITAS RAZÕES PARA VIVER BEM!" porque "MELANCOLIA NÃO DÁ IBOPE". Também considera que a "DISCIPLINA É A LIBERDADE" que lhe permite fazer escolhas conscientes, levando-o a viver de forma a "QUE POSSA COMPARTILHAR TUDO COM OS PAIS E QUE TENHA ORGULHO DE CONTAR PARA OS FILHOS".

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *