Muitas pessoas têm dúvidas sobre quem é a pessoa mais importante para uma organização. A pergunta nem sempre é verbalizada, mas ela sempre está lá. Há as comparações entre as pessoas de um mesmo setor e de uma mesma área. Existem as comparações entre as pessoas de diferentes setores, assim como são feitas as comparações entre as pessoas que ocupam diferentes cargos ou funções.
Tendo isso em mente, outro dia verbalizei a pergunta num evento:
– Quem é a pessoa mais importante nesta organização?
As pessoas inicialmente ficaram em silêncio. Dali a pouco começaram a se cutucar e a murmurar entre si. Nesse momento eu retomei a palavra e fiz uma nova pergunta:
– Quando alguém vai fazer um Raio-X quem é mais importante: o cabo de energia que alimenta a máquina ou a máquina?
Novo silêncio. Momentos depois alguns se aventuraram a responder, dizendo que era a máquina. Outros discordaram acreditando que era o cabo o elemento mais importante da situação. Um terceiro grupo disse que não era nem um nem outro, que ambos eram importantes para que o serviço fosse executado. É verdade. A máquina não faz radiografias sem o cabo de energia. O cabo de energia sem a máquina não tem serventia, a não ser para amarrar algo. Desse modo, tanto o cabo quanto a máquina são igualmente importantes para que as pessoas possam fazer as suas radiografias.
Voltando a pergunta inicial sobre quem é a pessoa mais importante na organização e mesmo para a pergunta que indaga sobre quem é mais importante, o cabo de energia ou a máquina, há um elemento a mais. Somente existem o cabo, a máquina e os seus operadores porque há alguém que precisa fazer uma radiografia. Por isso, em todas as atividades o elemento que merece destaque é aquele que dá a razão para a sua existência: o cliente. Sim, o cliente que pode ser você ou posso ser eu, mas invariavelmente é um ser humano, pouco importando se ele é o jardineiro ou o diretor.
Quem é a pessoa mais importante para a sua organização? Cada um é o mais importante para si mesmo, mas nós somente podemos ser importantes quando há o outro. Cuide de si. Ocupe-se do outro.