Quem é o Delegado?

As tirinhas do Dilbert são um exemplo clássico da ineficiência e da incompetência de muitos dos líderes que não sabem liderar porque sequer sabem delegar. O líder delega para um liderado que é o delegado.

O exemplo acima não é o único. Veja outro diálogo entre o Dilbert e o seu chefe:

– Fez as alterações que eu pedi?

Pergunta o chefe.

– Depende. Você se lembra do que me pediu para alterar?

Responde Dilbert.

– Não.

É a resposta do chefe.

– Então fiz.

Responde prontamente Dilbert.

O chefe delega. Dilbert é o Delegado.

Embora não seja um diálogo real, ele representa muitas das situações de baixa produtividade pela falta de capacidade dos líderes que não sabem liderar porque não sabem delegar. São os líderes que não sabem o que e para quem delegam. Os líderes não conhecem aquilo que delegam e não se preocupam para quem delegam, os delegados. Os líderes não estabelecem as condições em que aquilo que delegam deva ser cumprido pelo delegado, porque delegar não é simplesmente transferir responsabilidades. Delegar é incumbir outra pessoa, o delegado, de determinada responsabilidade em que essa pessoa atua como representante da primeira, o líder. Por isso, a arte de delegar tem sido destacada como uma das principais características dos atuais líderes e gestores para que eles consigam aumentar a produtividade e o envolvimento de toda a sua equipe. Assim, ao delegar as atividades e as responsabilidades o líder faz com que os integrantes da equipe se sintam como parte ativa da organização a qual pertencem, porque eles são os delegados do líder. Entretanto, delegar tão somente não é o suficiente. Deve-se delegar sabendo-se a quem e o que se delega com prazos estipulados para que aquele que recebeu a incumbência tenha parâmetros a seguir. Por fim, deve-se cobrar os resultados daquilo que foi delegado ao delegado de acordo com as condições preestabelecidas.

Desse modo, o ato de delegar começa com a comunicação entre quem delega, o líder, e para quem se delega, o liderado que é o delegado. Entende-se que aquele que delega deve ter a autoridade para fazê-lo, com a sustentação do poder legítimo, de referência ou de informação como princípios de autoridade. O líder que delega tem autoridade para delegar? Além disso, é importante que o líder esclareça pela comunicação o que se delega, envolvendo o delegado pela relevância daquilo que se delega. Está claro para o delegado a responsabilidade assumida? Também devem estar presentes as condições em que aquilo que foi delegado deve ser cumprido, cabendo ao líder esclarecer todos os pontos. Quais são as especificações para que aquilo que foi delegado possa ser considerado como tendo sido cumprido pelo delegado? Por fim, tudo que for delegado deve estar localizado no tempo e no espaço. Qual é a data para entregar o que foi delegado? Com isso em mente, o líder ou gestor que delega pode obter o compromisso daquele a quem foi delegada a responsabilidade: o delegado.

Enfim, o líder deve se perguntar: quem será o delegado? Exatamente.

Conhecer as competências daquele a quem se delega é papel do bom líder, porque ele será o seu representante. De nada adianta um líder acusar a sua equipe de incompetentes, porque eles apenas são o seu reflexo, eles são os seus delegados.

E para você, gestor, quem são os seus delegados?

 

Moacir Rauber

Blog: www.facetas.com.br

E-mail: mjrauber@gmail.com

Home: www.olhemaisumavez.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.