O fósforo disse para a vela:
– Hoje vou acender você?
– Não, por favor! Respondeu a vela. É que se você me acender eu vou estar com os meus dias contados.
– Mas você quer permanecer assim toda a sua vida? Dura, fria, sem vida e sem nunca brilhar? Retrucou o fósforo.
– É preciso me queimar para isso? Isso vai doer demais e consumirá todas as minhas forças, murmurou a vela.
O fósforo respondeu:
– Você tem toda a razão, mas esta é a nossa missão. Nós fomos feitos para ser luz. Eu sou um simples fósforo e a minha luz é pouca e dura pouco tempo, ainda assim é a minha missão. Eu posso ser a chama para que outros também se iluminem e possam cumprir com a sua missão. Posso dar a chama para você?
Não sei o autor da fábula, mas desejo que para o ano de 2020 cada um possa ser a luz que foi destinado a ser. Cada um de nós é apenas uma centelha se considerarmos o número de pessoas que existem no planeta, além da infinitude do universo. Muitas vezes podemos acreditar que aquilo que se faz ou se deixa de fazer é tão pouco que não fará diferença. Eis um grande engano. Acredito que cada ser humano possa ser luz no seu ambiente, seja ele familiar, organizacional ou social. Cada pessoa pode exibir competências relacionais, como a confiança, a autenticidade e o domínio próprio que servem de luz para aqueles com quem se convive no ambiente familiar. Quem você inspirou hoje? Creio que cada um possa exibir competências de desempenho, como produtividade, aprendizagem e espírito de equipe que cumpram com a missão de iluminar o ambiente profissional em que circula. O que você fez melhor hoje do que ontem? Entendo que cada ser humano possa exibir competências de conduta, como a ética, a flexibilidade e o respeito que contribuam com o seu propósito divino de iluminar o seu mundo e o mundo dos demais. Quais os seus comportamentos que podem ser replicados pelos outros? Não quer dizer que nós vamos enfrentar dores, percalços e sofrimento na jornada. Os reveses fazem parte do crescimento, porque o vento que não apaga a vela produz mais chama.
Enfim, passar por este mundo para que o mundo seja melhor é permitir que a tua chama ilumine ao seu redor. Da mesma forma, é aceitar que a chama dos outros ilumine o seu caminho nos momentos em que a tua luz estiver mais fraca. Ainda mais, é entender que quando você estiver com a chama forte e o outro também o mundo todo se ilumina. Trata-se de assumir o protagonismo da própria vida para fazer as escolhas que tornam o mundo um lugar melhor. Por isso, permitir-se ser aceso quer dizer que ao produzirmos luz nós cumpriremos a nossa missão de deixar o mundo um lugar melhor pela nossa presença. Teremos relações melhores, organizações com mais desempenho e uma sociedade mais justa. Aceite luz, produza luz! A vela concordou, porque entendeu que a sua missão também era a de produzir luz e somente assim ela daria sentido a sua existência. E você, concorda?
Por fim pergunto: o mundo é melhor com a nossa presença? Se não for melhor, então por que estamos nele?
Que tenhamos um 2020 ILUMINADO!
Moacir Rauber
Blog: www.facetas.com.br
E-mail: mjrauber@gmail.com
Que possamos sempre ser luz na vida das pessoas. Grande abraço!
Um forte abraço e um 2020 iluminado para você e família que são LUZ!!!
Abraço!!!
Moacir, seus textos são inspiradores e este, me deixou sem palavras. Gratidão por ser uma luz a me iluminar.
Alessandra, muito obrigado pelo comentário. SOMOS LUZ!!!