O PODER DO SILÊNCIO E A MAGIA DA PAUSA PRESENTES NA COMUNICAÇÃO AFETIVA!

O Poder do Silêncio e a Magia da Pausa presentes na Comunicação AFETIVA!

Não ocupéis a mente com bobagens e não percais o tempo em vão. (Buda)

A reunião estava tensa com acusações presentes na fala dos interlocutores. O CEO observava percebendo que ninguém escutava ninguém. Cada um tinha em mente uma resposta a ser dada enquanto o outro falava para provar que estava certo. Por fim, o CEO disse:

– Por favor, vamos fazer um minuto de silêncio!

Todos se calaram e o silêncio reinou na sala. O CEO ressaltou para que cada um pensara naquilo que o outro havia dito para que o Silêncio e a Pausa pudessem atuar. Por que o poder do silêncio? Qual é a magia da Pausa?

O Silêncio que acontece no momento em que se cala, privando-se de fazer gestos ou movimentos que expressem julgamentos, permite que se escute e escute aos outros. O silêncio ecoa e amplia a capacidade da escuta. Desse modo, o silêncio pode produzir uma Pausa em que interrompemos momentaneamente uma ação. A partir daí acontece a magia da Pausa que faz com que cada um se escute dando sentido a que se retome o movimento. Por vezes, a pausa conduz ao silêncio.

Assim, entende-se que os ecos do silêncio são potencializados na Pausa Programada, na Pausa de Alinhamento e na Pausa Estratégica. Como se dá e o que acontece em cada uma das pausas?

A (1) Pausa Programada é um momento de introspecção mais extenso com o objetivo de fazer um planejamento individual de médio e longo prazo. Jesus fez a sua Pausa Programada de quarenta dias no deserto em que travou as suas lutas com as tentações a que foi exposto (Lucas, 4 1-13). Entretanto, Ele sabia qual era a sua intenção e quais seriam as suas ações. E você, qual é a sua intenção? O silêncio acompanhado da pausa produz ecos na vida.

Em seguida vem a (2) Pausa de Alinhamento que pode ser representado pela meditação por meio de uma oração ou de um ritual em que cada um resgate as suas intenções e as projete nas ações rotineiras. “E, levantando-se de manhã, muito cedo, ainda escuro, saiu, e foi para um lugar deserto, e ali orava” (Marcos 1:35), mostra que a oração ou a meditação era uma prática comum para Jesus. Nela, você delineia: quais serão as suas ações? Estão elas alinhadas com a sua intenção? Depois do silêncio Ele escolheu os seus apóstolos.

Por fim, está a (3) Pausa Estratégica que ocorre no dia a dia sem um aviso prévio, revelando-se como a capacidade de domínio próprio com inteligência emocional. É a capacidade de pausar frente a uma situação divergente; é a aptidão de silenciar diante de uma opinião conflitante; é habilidade de não reagir instintivamente num ambiente em que se necessita de sabedoria para fazer a melhor escolha. Pessoas com alto desempenho fazem as pausas estratégicas quando confrontados com situações difíceis, inesperadas ou capciosas. O CEO fez uma pausa. Em João 8, 1-11, Jesus foi posto à prova com a pergunta: “Tu, pois, o que dizes?” sobre a mulher flagrada em adultério. Ele fez uma Pausa Estratégica ao se inclinar e escrever no chão com o dedo. Usou o silêncio. O poder e a magia aconteceram: “Se algum de vocês estiver sem pecado, seja o primeiro a atirar uma pedra”. Você consegue manter o silêncio por dez segundos diante de uma provocação?

Desse modo, o silêncio pedido pelo CEO começava a produzir os ECOs que ele esperava e que os interlocutores desejavam. Ao pedir que cada uma das partes escolhesse um ponto na proposta alheia com a qual concordasse o silêncio produzia a magia. Assim o fizeram. Resultado? Aquilo que poderia ter sido uma discussão improdutiva terminou com pontos de convergência entre as ideias, fazendo com que a soma das partes resulte num todo maior. Particularmente, entendemos que a Espiritualidade permite que se use as Ferramentas vindas do Conhecimento com a Sabedoria da consciência de afetar o mundo. O CEO foi AFETIVO e EFETIVO na sua Comunicação.

O Silêncio e a Pausa produzem ECOs e os seus frutos afetam com AFETO.

Aquele que deseja fazer bem o seu trabalho deve começar por afiar os seus instrumentos.

(Confúcio)

Moacir Rauber & Miriam Moreno

Blog: www.facetas.com.br

E-mail: mjrauber@gmail.com

Home: www.olhemaisumavez.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.