TEMPOS DIFÍCEIS… AMOR DURADOURO!

Tempos difíceis… Amor duradouro!

Na maioria das cerimônias de casamento, pode-se ver na expressão dos noivos a alegria, o entusiasmo e a satisfação de quem está dando um passo a mais rumo a felicidade em que o amor é a base. Acredito que o caminho percorrido e a história vivida está na raiz do amor de matrimônios duradouros. Entendo que o matrimônio não deve representar apenas o desejo de desfrutar de um momento idealizado que termina ao ser confrontado com a realidade. No matrimônio a expansão dos envolvidos deve ser a realidade. Na sexta-feira passada estivemos presentes num desses momentos. Qual havia sido o caminho dos noivos até o momento?

A história do jovem casal remonta ao período da pandemia. Ela minha enteada, ele meu sobrinho. Fazia pouco tempo que eu convivia com a minha esposa e menos tempo ainda que a enteada viera viver conosco, uma jovem de dezoito anos. Naquele ano, o meu sobrinho e afilhado viria passar o Natal conosco, entretanto ele não sabia da presença da enteada, assim como ela não o conhecia. Quando ele chegou, nós o fomos buscar na rodoviária. De longe o vi parado na beirada da calçada, entretanto havia uma vaga para estacionar um pouco mais adiante. Ao passarmos por ele, a minha enteada o olhou e comentou sem saber quem era:

– Que rapaz lindo! Num comentário despretensioso.

Logo que estacionei, ele se aproximou e me cumprimentou. A minha enteada ficou completamente ruborizada ao vê-lo entrar e sentar-se ao seu lado. Apresentações feitas sem que ele soubesse falar espanhol e sem que ela falasse português, assim como minha esposa que eram de Buenos Aires. Cabia-me fazer a ponte entre os falantes de português e de espanhol. Pensava, “Como vai ser o convívio e a comunicação?… Bom, deixa acontecer”. Chegamos em casa sem muitas palavras trocadas entre os dois, porém à noite começamos a jogar cartas e surgiram as alternativas. Além do português, do espanhol, do portunhol e das mímicas usadas para estabelecer a comunicação, os dois começaram a falar em inglês. Haviam encontrado um caminho. O jogo terminou e a conversa continuou. As férias do meu sobrinho em Florianópolis terminaram e ele voltou para a sua cidade (Toledo-PR). Assim, a distância e as restrições de controle da COVID os separaram. Entretanto, foram eles que se casaram. O que aconteceu?

Há um ditado oriental que diz: “…tempos difíceis criam homens fortes”. Creio, sinceramente, que esse ditado pode ser aplicado aos matrimônios que se sustentam no tempo, porque assim como tempos difíceis criam homens fortes, as situações desafiantes constroem um amor duradouro. Mas, o que é um amor duradouro?

Para muitos o amor de que falamos é um sentimento originado da paixão entre duas pessoas que formam um casal. Acredito que a paixão é a chispa e o amor é um processo derivado das escolhas diárias. A chispa surgiu entre os jovens, o amor, entretanto, é muito mais do que a paixão. O amor é uma construção que exige contato, esforço, dedicação e comprometimento não apenas por uma semana, mas para a vida inteira. É esse entendimento que os casais de relacionamentos duradouros têm. Penso, sinceramente, que é isso que vejo na relação desses dois jovens. Fisicamente, eles se afastaram por um ano inteiro, porém se mantiveram em contato. Falavam e compartilhavam suas histórias todos os dias, em segredo. Com o esforço próprio, a dedicação e o comprometimento de um para com o outro começaram a construir o amor. Enquanto a paixão é fugaz e impulsiva, o amor é duradouro e paciente. A paixão se não alimentada, extingue-se. O amor se não construído, desaba. Nesse intercalar, eles seguiram alimentando a chispa da paixão e construindo o amor.

Finalmente, creio que o matrimônio do meu sobrinho e da filha de coração nasceu de uma situação desafiante para crescer, florescer e se solidificar com frutos saudáveis em que ambos se expandem. É isso que vi no casal que disse “sim”!

Moacir Rauber

Instagram: @mjrauber

Blog: www.facetas.com.br

E-mail: mjrauber@gmail.com

Home: www.olhemaisumavez.com.br

História de Bárbara e Juliano Fischer Rauber

Por Romina & Moacir Rauber

Um comentário em “TEMPOS DIFÍCEIS… AMOR DURADOURO!”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.