
Chegamos em Bamberg e pegamos um táxi para que nos levasse ao apartamento que havíamos alugado na cidade. Ele olhou o endereço e fez uma expressão divertida. Andamos cinco quadras e já estávamos no local. Eu lhe disse, “Realmente muito perto” ao que ele respondeu, “Não faz mal”, porque a corrida custou apenas quatro euros. A recepção pelos proprietários do imóvel foi primorosa. Beijos, abraços e ajuda com as malas e sacolas. Uma visita pelo imóvel, mostrando-nos a cozinha com seus apetrechos, como máquina de lavar louça, cafeteira, fogão, torradeira, louças, toalhas e por fim, “Ah, aqui tem um pouco de café e açúcar para vocês”. Pequenos gestos que valem muito. Depois de uma longa viagem, chegar em casa e poder fazer um café é um privilégio. Seguiram mostrando-nos o quarto de casal, a sala com televisão, computador, internet e livros sobre Bamberg, sobre a Alemanha, cultura em geral e um grande dicionário de alemão. Para nós que estávamos na cidade para estudar o idioma isto era perfeito. Falaram dos principais pontos da cidade e também da programação cultural.
Nós desfizemos as malas e saímos, seguindo um conselho do casal que nos disse haver um show de jazz na cidade. Ao sair do apartamento já pude ver “Braurerei Fässle” ou seja, Cervejaria Fässle, local onde pretendo passar muitas horas nas próximas duas semanas. Mas hoje iríamos passear. Seguimos pela estreita rua ao lado da cervejaria, percebendo o cuidado que se dispensa ao patrimônio público da cidade. Ruas limpinhas, calçadas perfeitas, meios fios rebaixados nas esquinas. Tudo bem sinalizado e organizado.
Cruzamos a ponte e fomos até o Maximum Platz, local onde estava acontecendo festival. Circulamos pelo local, observando as pessoas se entretendo com a música, com as comidas, muitas mesas e cadeiras para manter uma boa conversa, sempre acompanhados pelos canecos de cerveja. Lindo mesmo! Vimos uma barraquinha que dizia “Bratwurscht”, ou Pão com lingüiça típico da Alemanha. Compramos um para cada um, enormes, e comemos.
Depois seguimos nosso passeio, dirigindo-nos para outra praça em que se apresentava outra banda de jazz. Ali paramos e comprei um canecão de cerveja. Depois o segundo. Vontade para tomar o terceiro não faltou, mas seguimos nossa caminhada e cruzamos outra ponte. Nisto se pode perceber que o centro da cidade está numa ilha. Muito mais bonito do que poderia imaginar ao ver as fotos na internet. Visitamos a antiga prefeitura, circulamos pelos cafés e retornamos ao nosso apartamento.
Cervejaria
Ao levantar pela manhã essa era a minha vista!!!