Skip to main content


Facetas!


Somos Únicos.
Somos Múltiplos.
By Moacir Rauber

Conhecendo Bamberg – Alemanha

O primeiro dia de aula ninguém esquece…

Chegamos na escola antes das 9h, horário marcado para o início das atividades. Fomos muito bem recebidos e encaminhados para uma sala onde se encontravam todos os novatos da semana. Uns sete ou oito. A Alexandra, diretora da escola, entrou, apresentou a escola, a sua estrutura e a programação da semana. Depois fez com que cada um se apresentasse. No grupo havia pessoal da Itália, Espanha, EUA, Japão e Canadá. Na escola havia alunos da China, da Coréia, do Brasil (Fortaleza), do Equador, da Bélgica, da Inglaterra e de mais alguns países que não me recordo. Na seqüência cada um foi conduzido para a sua respectiva sala, de acordo com o nível de conhecimento do idioma. A aula foi muito legal, principalmente por perceber que entendo muitas palavras e consigo acompanhar razoavelmente um diálogo. A Andréia foi para um grupo mais avançado.

Ao final da aula os estudantes da escola, uns trinta aproximadamente, foram todos juntos almoçar num restaurante típico alemão. Muito saboroso, ainda mais acompanhado por um copo de Rauch Bier, cerveja defumada. Ela tem um paladar forte em que se sobressai o sabor do defumado. Ao final do almoço fomos para casa, tiramos uma “soneca” e depois fizemos tarefas. No final da tarde voltamos à escola para um campeonato de Mau Mau organizado pelas filhas de uma das professoras. Nem a Andréia nem eu ganhamos, mas rimos a valer.

Entre as idas e vindas da escola encontrávamos cenários “horríveis” como os abaixo….

Moacir Rauber

Moacir Rauber acredita que tem "MUITAS RAZÕES PARA VIVER BEM!" porque "MELANCOLIA NÃO DÁ IBOPE". Também considera que a "DISCIPLINA É A LIBERDADE" que lhe permite fazer escolhas conscientes, levando-o a viver de forma a "QUE POSSA COMPARTILHAR TUDO COM OS PAIS E QUE TENHA ORGULHO DE CONTAR PARA OS FILHOS".

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *