Oportunidades e sonhos, o preço e o valor

Moacir Jorge Rauber
Preço e valor sempre são tratados sob a ótica da empresa, com seu produto ou serviço, e do cliente. Entenda-se, assim, como preço sendo aquilo que você paga por algo e valor aquilo que, no seu entendimento, você leva. As oportunidades que te levam a realizar um sonho podem ser analisadas sob a mesma perspectiva. O preço das oportunidades pode ser medido em dinheiro, em tempo, em dedicação, em esforço, em trabalho, enfim, indicadores palpáveis que o permitem dimensioná-las. Depois disto parte-se para o entendimento do valor que o aproveitamento das oportunidades representam para você. Ou seja, se os benefícios trazidos, como sentimentais, afetivos, emocionais, financeiros, de status ou outros forem maiores do que o preço, normalmente, as pessoas estão dispostas a pagar o preço cobrado.
O preço de buscar o conhecimento, o preço de desenvolver as habilidades e o preço de exibir as atitudes que os transformem em competência prática estão diretamente ligados ao valor que a realização do sonho tem para o sonhador. Obter os conhecimentos em determinada área permite a criação de uma empresa, ou que se exerça uma profissão, ou ainda que o remador reme o seu barco. Desenvolver as habilidades provenientes do conhecimento faz com que empresa sobreviva, que o profissional se mantenha no cargo e que o remador conduza seu barco. Entretanto, apenas as atitudes fazem com que o empresário seja bem-sucedido, com que o profissional conquiste seu espaço no mercado de trabalho e com que o remador alcance um lugar no pódio. E as atitudes serão tão mais determinadas quanto maior for o valor das oportunidades rumo a realização do sonho em comparação com o preço que se paga por elas. E este valor é determinado por você que sabe o quanto vale o seu sonho. Olhe mais uma vez e veja o quanto você está disposto a pagar pelas oportunidades que o levam até o seu sonho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *