Teste de atenção…

Vou propor uma pequena atividade para saber o seu nível de atenção. Assista o vídeo abaixo e conte quantos passes com a bola de basquete a equipe branca trocou entre si. 
O foco é indispensável…
A agilidade é fundamental…
A concentração é essencial…
A meta não pode ser negligenciada sob pena de não se concluir a tarefa.
Vejamos se você é capaz!

Assista primeiro ao vídeo antes de continuar a leitura.

Este teste foi realizado pelos cientistas Chistopher Chabris e Daniel Simons em seu livro O gorila invisível (http://theinvisiblegorilla.com/). Em nossas atividades diárias e nas nossas organizações sempre se destaca a importância do foco, da atenção e da concentração para a realização das tarefas em busca de resultados e produtividade. Porém, o exercício mostra muito mais. Mostra como uma pessoa que atende a esses critérios pode, muitas vezes, deixar de ver o óbvio. Pode não entender que as mudanças estão acontecendo e o rumo precisa ser reajustado.
O resultado impressiona, porque cerca da metade de milhares de espectadores que viram o filme com a a tarefa de contar os passes da equipe branca não viram o gorila que aparece no vídeo por nove segundos.
E você, viu o gorila?
Assim, se a sua atenção e concentração é tão boa que você não viu o gorila, parabéns! Você é um sujeito com alto grau de concentração. Mas também cuidado… Você pode não estar vendo o óbvio. Você pode estar sendo distraído pela atenção. Você pode estar com a visão estreitada pelo foco. Você pode estar sendo cegado pela concentração. Oportunidades podem estar sendo perdidas. A sobrevivência pode ser ameaçada pela cegueira.
Observe o seu ambiente para ver se não há um gorila em sua vida. Por isso o ditado já dizia que sempre devemos manter um olho no gato e outro no peixe. Ou melhor, no Gorila!
Fonte:
Kahneman, Daniel (2011). Rápido e devagar: duas formas de pensar. Editora Objetiva – Rio de Janeiro – RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *