Somos Racionais?

Leia a descrição de Steve e escolha qual a sua provável profissão:
Steve é muito tímido e retraído, invariavelmente prestativo, mas com pouco interesse nas pessoas ou no mundo real. De índole dócil e organizada, tem a necessidade de ordem e estrutura, e uma paixão pelo detalhe.
Qual é profissão de Steve:
(   ) Bibliotecário                               (   ) Fazendeiro
Se você estiver entre o grande grupo de pessoas comuns terá escolhido a opção Bibliotecário, pois a descrição corresponde ao estereótipo criado para essa profissão. Porém, se você pensar que para cada bibliotecário existem vinte homens fazendeiros, chegará facilmente a conclusão de que a probabilidade de que Steve seja fazendeiro é muito maior. As características de ser organizado e tímido não são exclusivas de um bibliotecário, mas um estereótipo nos faz crer que tomamos uma decisão racional. A racionalidade estaria associada ao uso de dados estatísticos para fundamentar uma escolha, que não foi o caso.
Por isso a pergunta: somos realmente racionais? Você acredita nisso?

No livro Rápido e Devagar, duas formas de pensar, Daniel Kahneman, fica evidente que somos bem menos racionais do que imaginamos. Porém, tomar consciência de nossa pouca racionalidade poderá prover-nos de um pouco mais de racionalidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *