Crise no sistema prisional? Mentira! Ele é um sucesso!!!

Lembro-me muito bem de alguns anos atrás ouvir os comentários de muitos moradores de cidades grandes do Brasil:

– Vou tirar umas férias da agitação da cidade. Vou visitar meu tio que mora numa cidadezinha do interior.

Saudades desse tempo.

Também eu fui visitar uma cidadezinha do interior em busca de paz e tranquilidade. Lá chegando encontrei uma cidade murada. Ruas inteiras com muros no lado direito e no lado esquerdo. Em áreas novas da cidade, primeiro são construídos os muros e depois as casas em seu interior. São minipresídios.

Cheguei em frente da casa em que ficaria hospedado. Um muro com mais de três metros de altura, além da cerca elétrica que circundava toda a área do terreno da casa. Um enorme portão se abriu. Logo em seguida o portão se fechou. Não houve como não me lembrar do presídio que visitei.

A esposa do meu amigo me recebeu afetuosamente. As crianças de 9 e 11 anos também se aproximaram. Vi os cães nos fundos da casa. Vi duas bicicletas num canto da varanda. Fiquei na casa do meu amigo por alguns dias. Nesses dias não pude ver as crianças saírem sozinhas para andar de bicicleta. Uma ou duas vezes os pais se sentaram em frente da casa na calçada para acompanhar os filhos, que só assim podiam andar de bicicleta, não sem antes ouvirem repetidamente o alerta de sempre:

– Andem até onde possamos ver vocês! Entenderam?

Perguntei o motivo de tudo isso. Eles responderam:

– Não dá. Sem os muros, sem a cerca elétrica e sem os cachorros  não passa uma semana que não roubam a gente. Com tudo isso já nos roubaram várias vezes. E eles também assaltam as crianças na rua. Roubam tênis, roupas. Qualquer coisa!

Fiquei impressionado, porque na realidade eu estava hospedado com os verdadeiros presidiários.

Estamos falando de uma cidade de 30000 habitantes do interior do Brasil. A crise do sistema penitenciário brasileiro poderia ser rapidamente resolvido. Bastaria esvaziar algumas dessas cidades e usar essas minifortalezas para que os bandidos ficassem presos e os cidadãos pudessem ser soltos.

Não há crise no sistema prisional brasileiro. Ele é um sucesso tão grande que todos nós fazemos parte dele.

Casa ou presídio?

Casa ou presídio?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.