Qual será o seu ritmo para 2021?

Qual será o seu ritmo para 2021?

Mais um ano. Mais uma chance de fazer diferente ou de fazer aquilo que se escolheu fazer com a consciência da finitude da vida, que é um estímulo para frui-la com plenitude. Para fruir a vida na suas áreas é essencial o equilíbrio entre a pausa e o movimento. Resgato um texto de dois anos atrás em que havia conversado com um amigo super atarefado. Ele ansiava pelas férias. Não aguentava o ritmo que ele próprio se havia imposto.

Dizia-me ele:

– Não vejo a hora de que chegue o final de ano para tirar umas férias. O ano está sendo muito, muito movimentado. Só espero aguentar até lá sem sofrer um infarto… e deu uma risada para disfarçar a real preocupação.

Não aguentou. Ele infartou antes. Para o bem do meu amigo ele teve mais uma chance. O infarto foi grave, porém ele se recuperou completamente após passar por um programa de reeducação alimentar, física e readequação de períodos de trabalho.

A situação me chamou a atenção porque ele tanto queria chegar bem até o final de ano para apreciar as férias que esqueceu de fazer as pausas necessárias para se manter em movimento. E o ano de 2020 também pode nos ensinar muito sobre repensar as nossas rotinas e o nosso ritmo para encontrar o equilíbrio entre pausa e movimento. O movimento é importante, porém é a pausa que lhe dá sentido. Como assim? Muito simples. Aqueles que nunca param sequer percebem que estão em movimento, porque é a pausa que nos dá a sua percepção. A agitação dos dias nos produz a sensação de que parar é impossível. Um compromisso se sucede ao outro, porém, sem pausa não há a percepção do sentido. Um curso terminado é sinal que de que outro será iniciado, da mesma forma, sem pausa não há consolidação do que foi estudado. Desse modo, sem a pausa o movimento perde o sentido ao se transformar numa constante, impedindo a transformação e a evolução. Entretanto, como parar num movimento tão intenso? O que fazer em meio a um ritmo tão alucinante para dar uma pausa? Não há uma resposta, mas a pandemia em 2020 nos mostrou que é necessário e é possível introduzir a pausa no nosso movimento. É essencial encontrar um ritmo.

O ritmo é um processo que permite que se tenha bom desempenho nas mais diferentes áreas, como nos esportes, na música e, principalmente, na vida. O atleta de alto rendimento sabe que para iniciar e terminar a sua prova ele terá que encontrar um ritmo adequado que permita que ele cumpra o percurso da prova dentro dos limites físicos, psicológicos e técnicos de que ele dispõe. O ritmo vai dar a ele a possibilidade de distribuir a energia em todo o percurso. Na música o ritmo igualmente é fundamental. Basta qualquer um dos componentes sair do ritmo para atravessar o samba. E na vida o ritmo é essencial. Nós temos a informação de quando nascemos, mas não sabemos até quando vamos viver. Entretanto, aquelas pessoas que não conseguem encontrar um ritmo adequado têm grandes possibilidades de antecipar a partida. Por isso, a importância de se encontrar um ritmo que nos permita viver bem, marcado por pausa e movimento. Pergunta-se: é importante se mover nas competições, na música e na vida? Claro que sim, mas a pausa é fundamental para que o ritmo seja encontrado para que o atleta termine a prova, para que o músico execute bem a música e para que cada um de nós estenda a sua vida até o limite.

Para muitos, o final de ano é sinal de uma pausa, porém é importante determinar o ritmo que vai permitir que se chegue e que se perceba o final do próximo ano. Por isso a pergunta: qual será o seu ritmo para 2021? Será preciso se reeducar?

Moacir Rauber

Blog: www.facetas.com.br

E-mail: mjrauber@gmail.com

Home: www.olhemaisumavez.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.