COMO EMBELEZAR A ALMA?

O que reflete de você?

Uma cirurgia plástica da alma?

Seria a quinta intervenção cirúrgica do meu amigo, agora para reparar as orelhas que insistiam em parecer disformes. Já havia feito outras cirurgias plásticas estéticas para amenizar as rugas, para levantar as pálpebras e para diminuir o nariz. Porém, sempre que ele se olhava no espelho podia ver em destaque as orelhas que destoavam de todo o restante. “Elas não se encaixam, preciso fazer uma plástica”, pensava ele. A esposa não estava completamente convencida, porque lhe parecia que os sacrifícios feitos com os cuidados pré-operatórios e as dores do pós-operatório eram demasiados. Ele retrucou:

– É, mas quem se sente mal com essas orelhas sou eu…

E ele tinha razão, porque era ele quem tinha a percepção de que as orelhas precisavam ser corrigidas. A autoestima afetada era a dele, assim como as dores e os cuidados a serem tomados seriam dele. Há que se entender que saúde e beleza caminham juntas e que muitos dos procedimentos contribuem de forma significativa para melhorar ambas. Destaque para as cirurgias plásticas reparadoras que tem como objetivo reconstituir parte do corpo para aprimorar ou recuperar funções, melhorando a qualidade de vida e a autoestima. A cirurgia plástica opcional é aquela ligada a aparência, muitas vezes, conectada aos sinais do tempo. Estas últimas servem para amenizar rugas ou linhas de expressão e são indicadas para deixar a pele mais viçosa. As cirurgias ressaltam a importância da recuperação da autoestima, do aumento da qualidade de vida e da elevação do bem-estar pessoal. A questão: qual é o limite entre o bem-estar e a obsessão que faz com que se vejam problemas em todo o seu corpo? Não tenho nenhuma resposta para a pergunta, porque acredito que recorrer a tecnologia cirúrgica desenvolvida é de foro íntimo e, caso creia que seria importante implantar cabelos, eu o faria. Entretanto, penso que para ver com mais naturalidade a beleza exterior, um dos caminhos, seria trabalhar a beleza interior. Fazer uma plástica da alma para embelezar e harmonizar o interior!

Entendo que a cirurgia plástica reparadora na alma vai amenizar rugas e linhas de expressão da tristeza; vai deixar a pele da alma mais flexível evitando julgamentos; e vai eliminar as manchas da alma deixando-a mais limpa e leve. Como fazer uma cirurgia plástica reparadora da alma? As dificuldades são muitas, porque estamos expostos a tantos estímulos externos que o ambiente interno fica em segundo plano. Inverter essa ordem é parte da preparação pré-operatória da alma. Para isso, é essencial fazer jejum dos estímulos sensoriais das redes sociais. É indispensável abster-se das propagandas, publicidades e influências repetitivas que nos levam a consumir o que não precisamos. É fundamental incluir atividades físicas regulares no dia a dia. É primordial redescobrir os valores que nos reconectam com o espírito e a alma. Compreendo ser um passo a passo para o pré-operatório da alma. Depois vem o maior desafio, o pós operatório da alma que é um exercício para a vida toda. Os cuidados para criar, fortalecer e manter uma nova rotina exige atenção, assim como cautela para não incorrer em movimentos que prejudiquem o pós-operatório. As tentações e as provocações para não respeitar os limites da cirurgia da alma são uma constante, contudo, vale a pena, porque com a descoberta das belezas da alma não vai precisar fazer uma cirurgia no corpo.

Enfim, o meu amigo do início do texto fez a cirurgia das orelhas e já fez implantes de cabelo. O que vem a seguir? Não sei. Entretanto, sei que ele segue angustiado, insatisfeito e triste buscando soluções externas para questões, aparentemente, internas. Os procedimentos e as intervenções cirúrgicas do corpo são importantes? É óbvio que sim, entretanto, harmonizar o ambiente interno pode evitar que façamos cirurgias que não precisemos. Reconectar com valores, práticas e costumes espirituais e religiosos que nos trouxeram até aqui pode nos levar adiante com uma alma mais alegre e com um espírito mais festivo num mundo melhor.

Quais as tuas práticas para embelezar a alma?

Moacir Rauber

Instagram: @mjrauber

Blog: www.facetas.com.br

E-mail: mjrauber@gmail.com

Home: www.olhemaisumavez.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.