UMA CADEIRA VAZIA…

Uma estratégia usada por Jeff Bezos, fundador da Amazon e um dos símbolos do moderno empreendedorismo, é deixar uma cadeira vazia em suas reuniões com os executivos de sua organização. A cadeira vazia representa os consumidores e clientes. Ela serve para lembrar a todos que a reunião acontece por eles e para eles. Sem eles a organização não existe, sendo assim a parte mais importante da reunião. Também serve para que tudo o que for proposto seja feito com respeito. Desse modo, cada um dos participantes da reunião vai se perguntar: o que eu vou propor pode ser ouvido pelo meu cliente? Qual é a perspectiva do consumidor? Estou atendendo os objetivos da organização e do cliente? Ou relego ao cosumidor e cliente um papel secundário?


A técnica da cadeira vazia pode ser aplicada para muitos outros temas e situações. Quando alguém vai preparar uma aula, uma palestra ou uma reunião de vendas a cadeira vazia representa a perspectiva daqueles a quem o trabalho se destina. O que poderia estar passando pelas suas cabeças? Quais as suas expectativas? Quais os seus desejos e preocupações? O que eles pensariam do que estamos propondo?

Trata-se de uma maneira inteligente, simples e fácil de entender as pessoas. Lembrar que na cadeira vazia está sentado o seu cliente. Melhor ainda, colocar-se na cadeira vazia como o cliente e adotar a sua perspectiva pode nos revelar situações que escondem grandes oportunidades.


Além de tudo, uma cadeira vazia pode preencher o espaço com o verdadeiro respeito pelo outro.

Extraído de: Pink, Daniel H (2013-02-07). To Sell is Human: The Surprising Truth About Persuading, Convincing, and Influencing Others (p. 96). Canongate Books Ltd. Edição do Kindle. 

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