Como vai a sua conversa?

Entende-se que é no saber estar com os outros que as oportunidades se revelam por meio da interação, respeito, trabalho, cooperação e contribuição para a construção de ambientes melhores. Deve-se lembrar que para saber estar é preciso saber conversar.

São muitos os sinônimos e significados para “conversar”. Como sinônimo, podemos pensar em dialogar, papear, tagarelar, prosear, falar… Mas conversar, no ambiente de trabalho, tem como pano de fundo a ideia de fazer fluir.

Quando Machado de Assis diz, “Eu gosto de olhos que sorriem, de gestos que se desculpam, de toques que sabem conversar e de silêncios que se declaram”, aproximamo-nos daquilo que entendemos como conversar. O sorriso nos olhos, consequentemente na conversa, é importante, porque facilita a comunicação. Os gestos que desculpam, saúdam, estimulam e dão força são fundamentais. Os toques que orientam, assim como os silêncios que falam são habilidades indispensáveis para que os indivíduos exerçam a sua função com a competência que se espera.

Você sabe conversar?


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *