Skip to main content


Facetas!


Somos Únicos.
Somos Múltiplos.
By Moacir Rauber

É preciso estar presente?

https://pixabay.com/pt/

É preciso estar presente?

A aula estava por terminar e eu passava as instruções para a próxima semana. Dizia para os alunos que seria realizado um trabalho em grupo, ainda que o ambiente continuasse sendo virtual. Um aluno me pergunta:

– Professor, é preciso estar presente?

Fiquei um momento em silêncio para depois dizer que era uma escolha dele, porém a presença era indispensável para a aprendizagem. O aluno deu um sorriso e não apareceu na semana seguinte. Ele já havia feito a escolha no momento que me perguntou se era preciso estar presente. Não, não é preciso estar presente. Porém,

…todos nós estamos em algum lugar, mas não necessariamente no lugar que dizemos estar…

Posso estar conectado virtualmente com alguém, numa aula presencial, numa conferência ou no trabalho, porém não preciso estar presente. Posso estar fisicamente na presença de alguém, mas não quer dizer que eu realmente esteja com a pessoa. Posso estar no ambiente de trabalho, entretanto não obrigatoriamente estou presente no trabalho. Estar presente é uma escolha. Contudo, a presença é fundamental para o que você escolher fazer. No ambiente da educação e de treinamento, como aprender sem estar presente? Se a aprendizagem é um processo pelo qual se desenvolvem competências e habilidades, além de possibilitar que se modifiquem comportamentos e atitudes, a presença é essencial para observar, entender e aplicar um conhecimento que se tenha interesse em aprender. No âmbito organizacional, como ser produtivo sem estar presente? Não é possível gerar resultados da maneira esperada sem estar presente para manter o foco naquilo que se assumiu como responsabilidade cumprir. No círculo esportivo, como ser competitivo sem estar presente? Os atletas necessitam estar presentes para desenvolver a técnica, aprimorar as habilidades e para aumentar a resistência num movimento de competitividade sem necessariamente entrar em competição. Não se trata de comparação com os demais, por isso é fundamental a presença em si mesmo para extrair o melhor de si. E na esfera pessoal, como ser amigo sem estar presente? Se a amizade é uma relação afetiva entre as pessoas que envolvem sentimentos de lealdade e de carinho, como ser amigo sem estar presente? A amizade é dependente da presença que se manifesta no abraço físico ou virtual, num telefonema ou nas lembranças. Como amar sem estar presente? O amor exige a presença, mesmo quando analisado das perspectivas filosófica, poética, religiosa ou conjugal. O filósofo para filosofar deve estar presente na sua filosofia. É indispensável que o poeta esteja presente em sua poesia. O religioso que ama está presente na sua crença. E os cônjuges necessitam da presença para construir o amor que se solidifica em laços indissolúveis.

Os cônjuges não podem se amar sem a presença, porque a amizade e o amor afetam com afeto e sem a presença não há nem um nem outro.

Voltando a pergunta inicial do aluno: é preciso estar presente? Mais uma vez digo que não é preciso, mas é impossível não estar presente em algum lugar ou com alguém. A escolha é sua. Quer aprender? Esteja presente. Quer manter amizades? Esteja presente. Quer amar? Esteja presente. Quer viver? Esteja presente.

Não há nada mais importante que qualquer pessoa possua e que possa dar do que a escolha da presença.

Onde você escolhe estar?

Moacir Rauber

Blog: www.facetas.com.br

E-mail: [email protected]

Home: www.olhemaisumavez.com.br

Moacir Rauber

Moacir Rauber acredita que tem "MUITAS RAZÕES PARA VIVER BEM!" porque "MELANCOLIA NÃO DÁ IBOPE". Também considera que a "DISCIPLINA É A LIBERDADE" que lhe permite fazer escolhas conscientes, levando-o a viver de forma a "QUE POSSA COMPARTILHAR TUDO COM OS PAIS E QUE TENHA ORGULHO DE CONTAR PARA OS FILHOS".

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *