Pontes de Amor!
A descrição feita pelo facilitador dizia:
– A madeira tem dois metros e trinta e quatro centímetros de comprimento, quinze centímetros de largura e quinze centímetros de grossura e é de oliveira.
Aparentemente se trata de uma descrição informativa que permite àquele que ouve entender sobre o que se fala. A descrição traz elementos comuns a uma comunidade biolinguística, possibilitando a que todos cheguem a uma mesma conclusão. Será tão simples? Todos que escutaram visualizaram em sua mente o mesmo objeto?
No nosso grupo, o aspecto comum se limitou as dimensões do objeto, porém ao avançar sobre as características e o sentido do que foi descrito eram poucas as concordâncias. As características da oliveira não eram iguais as da madeira apresentada ao final da atividade. As divergências ficaram ainda mais evidentes quando as perguntas avançaram sobre o sentido para cada um da madeira descrita. Para alguns ela seria útil para fazer uma cerca, para outros serviria para construir uma passarela. Enfim, cada pessoa na sala daria um uso diferente para madeira. Imagine, se temos dificuldades de chegar a um consenso sobre um objeto inanimado como uma madeira, o que dizer de pessoas? Ainda assim, nós agimos e atuamos, e julgamos, com os outros, porque a nossa vida somente tem sentido na presença das pessoas. Essa é uma das belezas da vida, porque nada está assegurado nas relações e nos negócios.
Há que se arriscar, se expor e cuidar para que as relações se mantenham e os negócios prosperem. Muitos dizem que o mundo é volátil e frágil; incerto e ansioso; complexo e não-linear; e ambíguo e incompreensível. Vejo que essas são características humanas com relação ao mundo que simplesmente é! Portanto, para interagir com as pessoas que dão essa configuração ao mundo, cabe desenvolver algumas estratégias que nos podem auxiliar no processo de respeitar, de cuidar e se cuidar, entre elas a Pausa. Uma noite de sono é uma pausa biológica indispensável para recompor as energias do corpo, da mente e do espírito. A meditação pela manhã é uma estratégia para alinhar a intenção com as pretensas ações do dia. As curtas paradas de um ou dois minutos entre uma atividade e outra nos ajudam a nortear aquilo que levamos e deixamos pelos lugares que circulamos. As ciências comportamentais sugerem as micro pausas como elemento de manutenção de contato com a realidade para não incorrer em ações desalinhadas com a intenção. Porém, há que se lembrar que isso também é senso comum. “Antes de responder Conte até Dez” é um ditado comum e presente em diferentes culturas, além de ser bíblico. Jesus fazia pausas e micro pausas. Na cena bíblica em que os fariseus lhe apresentam uma mulher flagrada em adultério, Jesus se agachou e começou a escrever na terra. Em seguida disse, “Aquele que não tiver pecado que atire a primeira pedra…” Jesus contou até dez. Ele se agachou e (0) pausou para (1) observar com claridade; para (2) sentir com autenticidade; para (3) identificar aquilo que estava acontecendo; para se (4) manifestar com respeito e cuidado; e para alinhar as suas (5) ações e intenções na prática. Foi a micro pausa que permitiu a Jesus cuidar da mulher e de se cuidar. Desse modo, entende-se que a pausa é uma estratégia para resgatar o Sábio do domínio dos Sabotadores.
Enfim, reconectar-se com a realidade por meio da pausa é uma estratégia de desempenho, de resultados, de produtividade, de competitividade, de respeito, de cuidado e de autocuidado nas relações pessoais e organizacionais. É um Exercício Espiritual! Na sua comunidade, nas relações familiares e de amizade, como você está usando as suas madeiras? As pausas e as micro pausas nos permitem entender que alguns podem pensar na madeira de que dispõe como pontes, outros como caminho e outros ainda como abrigo ou proteção. Não há julgamento nisso. Existem as escolhas que cada um faz com os recursos que tem. Jesus usou a madeira com a qual o crucificaram para construir uma ponte de amor entre o céu e a terra.
Existem milhões de mulheres s que constroem Pontes de Amor com as suas madeiras. FELIZ DIA DAS MULHERES!
Moacir Rauber
Instagram: @mjrauber
Blog: www.facetas.com.br
E-mail: mjrauber@gmail.com